Apresentação da Vitamina C

Ir em baixo

Apresentação da Vitamina C

Mensagem  admin em Qua Fev 27, 2008 6:02 am

Fazia falta um "complemento alimentar" assim...
Com tudo (ou, pelo menos, quase) o que é preciso para animar a malta (já dizia o Zeca Afonso que era o que fazia falta): música, muita música, com aquele pormenor que dá sempre jeito: os acordes para acompanhar a viola. Era um sonho antigo, com algumas incursões experimentais por cancioneiros a que faltava "aquela" música que cantávamos sempre (isto faz lembrar os pseudo-cancioneiros que fazíamos há uns anos atrás, com recortes fotocopiados de fotocópias... velhos tempos). Agora é obra certa, pela certa.
Deixemo-nos de modéstias: o vitamina c (nome vulgar, mas simpático) pretende ser um livro marcante. Há-de sê-lo. E há-de cumprir os objectivos para que foi feito. O primeiro deles é ser um apoio aos jovens nas suas diversas actividades. Têm uma reunião de grupo? Tomam uma vitamina c. Têm um encontro de jovens? Tomam uma vitamina c. Vão num passeio até ao Gerês? Tomam uma vitamina c. Foram a discoteca e o d.j. está num mau dia? Tomam uma vitamina c. Estão fartos da música que ouvem na rádio? Tomam uma vitamina c. Apanharam uma constipação? Tomam uma vitamina c (esta é óbvia).
Porquê vitamina c? O c é de canção, canto, cancioneiro e, porque não?, de cristão (que deveria estar permanentemente a cantar, pois é um privilégio ter razões para viver que mais ninguém tem). Vitamina, porque, com toda a certeza, vai ajudar a dar um pouco mais de vida ao nosso dia, seja ele qual for.
Pode ser tomado indiscriminadamente, sem prescrição médica.

O que é o Vitamina C?
É um repositório de músicas de mensagem (litúrgicas ou para-litúrgicas) e cânticos juvenis de carácter cristão utilizados em liturgias, encontros e actividades.

Quais os seus objectivos?
Divulgar a música criada no âmbito da pastoral juvenil. Levar à sua aprendizagem por parte dos agentes da pastoral juvenil. Prevenir as normais distorções da obra original decorrentes do seu uso e da sua transmissão.

O Vitamina C tem fins comerciais?
Claro que não. Nem sequer tem publicidade. O fim que nos move é outro, completamente diferente. Pretendemos fazer apenas um serviço à Igreja e aos seus agentes de pastoral. Por isso, e na boa-fé que nos motiva, não queremos de maneira nenhuma, usurpar os autores das músicas constantes no Vitamina dos seus justos direitos. Pelo contrário, queremos motivá-los e divulgar as suas obras.

O que disponibiliza o Vitamina C?
Para cada título registado na nossa base de dados, o Vitamina pode disponibilizar os seguintes serviços:
- a letra da música, de preferência com acordes para viola;
- a partitura em formato .pdf para uma melhor correspondência ao original;
- uma versão áudio a fim de possibilitar uma aprendizagem rápida por quem não sabe solfejo;
- uma zona para comentários dos visitantes, onde cada um pode deixar as suas impressões acerca de cada título, fazer sugestões e, quiçá, propor eventuais correcções.

Quem pode contribuir para o enriquecimento da base de dados do Vitamina C?
Todos podem contribuir para o repositório do Vitamina C. No entanto, todos os contributos passarão por uma fase de aprovação, tendo em conta as características do Vitamina.

De que forma são salvaguardados os direito de autor?
As características e o formato do Vitamina C são, por si, um garante dos direitos autorais de cada título que tem uma utilização para fins exclusivamente pedagógicos, informativos e não comerciais.
Além disso, no momento em que são feitos os contributos para o enriquecimento do Vitamina C, existe o compromisso de quem contribui de que o título não viola o direito autoral e/ou que tem autorização dos seus autores para o fim a que se propõe. Aliás, pretende-se que o próprio ficheiro em áudio apenas seja audível numa ligação online sem possibilidade de identificação da localização do ficheiro e consequente descarga remota.
De qualquer das formas e sabendo que nesta área a própria legislação nem sempre é compreensível e que alguns requisitos podem não ser cumpridos, o Vitamina C dispõe-se a retirar imediatamente qualquer ficheiro em causa pedindo desde já as suas desculpas aos autores das obras.
avatar
admin

Mensagens : 248
Data de inscrição : 26/02/2008
Localização : Leiria

Ver perfil do usuário http://www.pauloadriano.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum